top of page

Dor no tendão calcâneo (Aquiles)

O tendão calcâneo é também chamado de tendão de Aquiles. É o tendão mais resistente do corpo e transmite rotineiramente grandes forças musculares entre os músculos da panturrilha ativados e a tuberosidade do calcâneo.


Dor no tendão calcâneo (Aquiles)

Estas forças podem ser extremas durante os movimentos rápidos e explosivos de aceleração ou desaceleração do tornozelo associados a corrida, saltos ou ao pouso. Embora o mecanismo de lesão varie, a causa da ruptura se dá devido a falha do tendão em suportar as forças de tensão e mecânicas envolvidas.


Tendões são estruturas que são afetadas por diferentes patologias tais como lesões por esforço, infecção e inflamação que podem levar ruptura. Exercícios excêntricos ajudam na regeneração tecidual e são muito indicados nas tendinopatias em geral.


As características individuais do paciente, como aumento da idade, sexo e obesidade, mostraram uma correlação positiva com as lesões nos tendões. Os sintomas são de dor e rigidez na região que aparecem gradualmente durante os dias e pioram durante o exercício, podendo causar dor durante a marcha (caminhar).

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.






bottom of page